Santos Dumont recebeu nestes dias 23, 24 e 25 de junho o Castramóvel. O local da castração na Av. Deputado Wilson Modesto Ribeiro, 2021, bairro Cabangu, recebeu trezentos pets e seus tutores. O cadastramento foi feito pela ong Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (ajudajf).O local contou com o ônibus para castração, uma tenda para observação dos pets até que acordassem da anestesia e uma ampla área coberta para acomodar os tutores.
Os tutores foram orientados a levar lanche porque apesar de o procedimento ser rápido, pela quantidade de pets, 100 por dia, poderia haver demora, alguns chegaram a até cinco horas, mas disseram que valeu à pena espera.
Além da castração os pets receberam todo o medicamento que necessitam usar no pós-operatório, além da cinta, que é necessário para a recuperação das fêmeas, e o colar para os machos.
O Deputado Estadual Noraldino Junior, um dos idealizadores do Castracat, esteve pela manhã conversando com os tutores, disse que o projeto é viabilizado através da destinação de emendas parlamentares, segundo ele é uma forma de reverter os impostos em benefício da população. O deputado aproveitou para responder questioamentos feitos nas redes sociais sobre a quantidade de vagas e a maneira como foram feitas as inscrições. Noraldino disse que enviou verbas suficientes para a cidade para que se realize castração ao menos uma vez por mês, e que não sabe e nem obteve resposta da prefeitura de as castrações ainda não terem acontecido.
Ainda nesta terça-feira, 24, a prefeitura divulgou que o Castramóvel irá retornar nos dias 4, 5 e 6 de julho. Quem quiser castrar seu pet deve fazer a inscrição no site da prefeitura, ou diretamente no no Centro de Vigilância em Saúde Ambietal e Zoonoses, na Rua Dr. Guilherme de Castro, 1004. Na ocaisão serão castrados 150 animais entre cães e gatos.