O jornalista Sérgio Couto Rodrigues, diretor da Rádio Cultura de Santos Dumont, FM 90,1, foi agraciado pela Câmara Municipal de Santos Dumont com o título de Cidadão Honorário da cidade. O título de Cidadão Honorário tem como objetivo o reconhecimento de pessoas nascidas fora do Município, residentes no município ou não e que em algum momento de suas vidas desempenharam atividades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da cidade.
Jornalista, Sérgio Rodrigues ficou 25 anos à frente do MGTV 2ª edição, jornal diário que ia ao ar nas noites da TV Panorama, atual TV Integração, afiliada da TV Globo. Apesar de ser reconhecido por sua atuação na TV, Sérgio que já foi vice-prefeito de Juiz de Fora começou sua carreira de comunicador no rádio.
Ainda criança, percebeu que tinha facilidade com a comunicação oral. Aproveitando que a mãe gostava de ouvir rádio, desenvolveu o gosto por imitar os locutores da época: “Sempre tive facilidade de ouvir e memorizar, para falar depois. Isso acabou fazendo com que eu exercitasse primeiro a imitação, eu gostava imitar locutores que falavam no rádio. Minha mãe ouvia rádio o dia inteiro, a Rádio Nacional, e eu ouvia o que aqueles locutores da época diziam, e aquilo ficava na minha memória”.
Aos 14 anos, começou a fazer anúncios do comércio do bairro Santa Cruz, zona norte da cidade. Daí para conseguir uma oportunidade em uma rádio local foi questão de tempo. Seu primeiro emprego, aos 17 anos, foi na antiga Rádio Industrial, isso no ano de 1976, fazendo pequenas participações em programas de jornalismo. Logo, logo, com seu carisma e competência, Sérgio Rodrigues já tinha um programa de rádio, onde fazia o que mais gostava, informar, prestar serviço a população.
Em 1981, a TV Globo adquiriu a Rádio e a TV Industrial. Através de um convite, o então radialista fez um teste para cobrir férias de um apresentador do jornal, daí para frente passou a entrar todas as noites nos lares de cada família que o sinal da TV chegava.
Em 2010, Sérgio Rodrigues junto com seu sócio João Begatti a missão de salvar a Rádio Cultura. A emissora que teria suas atividades encerradas naquele ano pelo proprietário foi arrendada para a Sociedade Mineira de Comunicação, que hoje é a proprietária da Rádio.
Ao longo desses 15 anos foram muitos desafios e dificuldades, mas todos eles vencidos com muita criatividade e profissionalismo. Por isso, nós equipe da Rádio Cultura, assim como nossos ouvintes nos sentimos felizes com o reconhecimento do nosso diretor Sérgio Rodrigues que também significa um reconhecimento por tudo o que a Rádio Cultura tem feito pela cidade ao longo dos seus mais de 70 anos de história e principalmente nestes últimos 15 anos.
Agradecemos também ao vereador Keylon Mazilão pela indicação.