A Nunciatura Apostólica no Brasil informou, nesta quarta-feira, dia 12 de junho, o acolhimento do Papa Francisco ao ofício apresentado por dom Ricardo Guerrino Brusati e a nomeação do novo bispo para a diocese de Janaúba (MG). O Monsenhor Roberto José da Silva, atualmente reitor do Seminário Maior de Juiz de Fora (MG), foi o escolhido como bispo da diocese mineira.
Com a decisão do Papa, dom Ricardo torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico promulgado pelo papa João Paulo II, em 1983. O bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.
Dom Ricardo Guerrino nasceu na Itália, em Bellinzago, Novara, no dia 11 de abril de 1945. Chegou ao Brasil em dezembro de 1982. Iniciou seu ministério episcopal em 2002, quando foi nomeado bispo de Caetité (BA). Em 2015, foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de Janaúba (MG). Seu lema episcopal é “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”.
Monsenhor Roberto José da Silva
Nomeado bispo de Janaúba (MG) pelo Papa Francisco, padre Roberto José da Silva, é natural de Santos Dumont (MG). Nascido em 18 de março de 1965, estudou Filosofia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa), em Juiz de Fora (MG), e Teologia no mesmo Instituto. Também é formado em Pedagogia, com concentração em Orientação Educacional, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.
Em sua trajetória, já exerceu os cargos de diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 2004 a 2005; chanceler da arquidiocese de Juiz de Fora, de 2009 a 2011; administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Ibitipoca – Lima Duarte – de 2015 a 2016, entre outros encargos. Atualmente, é administrador paroquial da Paróquia Santíssimo Redentor, em Juiz de Fora, e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, na mesma cidade.
Saudação
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado:
Saudação da CNBB ao Monsenhor Roberto José da Silva
Brasília, 12 de junho de 2019
Prezado Monsenhor Roberto José da Silva,
Paz
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com o anúncio de sua nomeação feita nesta quarta-feira, 12 de junho, pelo Papa Francisco como novo bispo de Janaúba (MG). Unimos nosso júbilo pela sua nomeação ao agradecimento pelo governo pastoral de dom Ricardo Guerrino Brusati à frente desta Igreja Particular à qual estará daqui em diante aos seus cuidados.
Na véspera da memória de Santo Antônio de Pádua, Doutor da Igreja e Padroeiro dos pobres, queremos dirigir ao senhor os auspícios do Santo Padre na audiência de 13 de junho do ano passado: “Ele vos ensine a beleza do amor sincero e gratuito; somente amando como Ele amou, ninguém ao vosso redor se sentirá marginalizado e, ao mesmo tempo, vós mesmos sereis mais fortes nas provações da vida”. O Senhor lhe conceda, pela intercessão de Nossa Senhora e do Glorioso Santo Antônio um abençoado ministério episcopal. Conte com nosso apoio e orações.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
O arcebispo de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira, tão logo tomou ciência da notícia, fez questão de manifestar sua alegria junto ao Monsenhor, agora Dom Roberto José da Silva
A ordenação episcopal de Dom Roberto será no dia 17 de agosto na Igreja Matriz de São Miguel e Almas em Santos Dumont, Minas Gerais. A Rádio Cultura se alegra junto à Dom Roberto e sua família, em especial com sua mãe Dona Lair ouvinte assídua desta emissora.