Uma comitiva da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), formada por policiais militares vencedores do Prêmio Boas Práticas 2023 em Polícia Comunitária, fez um intercâmbio técnico-profissional na província de Yamanashi, no Japão, durante dez dias neste mês de junho.
A comitiva visitou as delegacias, laboratórios científicos e outros serviços prestados pela polícia japonesa com objetivo de fortalecer a filosofia e estratégia de polícia comunitária em Minas Gerais.
Há 50 anos, Yamanashi mantém um acordo de cooperação com o Governo do Estado para estabelecer parcerias visando o desenvolvimento. Desde 2010, por exemplo, a PMMG desenvolve serviços de policiamento comunitário baseados no Sistema Koban japonês, sendo as Bases de Segurança Comunitárias (BSC) o principal deles.
De acordo com o sargento Hildo Nunes, “foi uma imersão profunda no conceito de policiamento comunitário e em uma filosofia que transforma a relação entre polícia e sociedade”.
A sargento Erica Milena de Oliveira Couto afirmou que “foi uma oportunidade ímpar de aprendermos e, acima de tudo, de nos inspirarmos com práticas que podem enriquecer nossas próprias comunidades”.
Boas Práticas
O chefe de Polícia Comunitária da PMMG, major Ronan Sassada, é coordenador do Prêmio Boas Práticas. De acordo com ele, o objetivo desse reconhecimento é “fomentar iniciativas que identificam e resolvem problemas, de forma participativa, envolvendo a comunidade e outros órgãos públicos e privados no Estado”.
Fonte: O Tempo