Um estudo da nuVoodoo revelou que os ouvintes de rádio não são apenas receptores passivos, mas apresentam um padrão de participante ativo, tornando-os um público ideal para campanhas publicitárias direcionadas e bem pensadas que exploram o alcance do rádio.
Os respondentes foram categorizados como ouvintes (50%), ouvintes assíduos (23%) e não ouvintes (27%). O envolvimento desses grupos foi medido em relação a um índice normalizado de 100, onde pontuações acima de 100 indicam maior envolvimento ou desempenho em relação à média, e pontuações abaixo de 100 indicam menor envolvimento.
Os ouvintes de rádio são caracterizados por seu envolvimento ativo em atividades comunitárias e pessoais. Eles têm mais probabilidade de usar a publicidade como uma forma de descobrir novos produtos e são receptivos a incentivos de compra, como cupons e códigos de desconto. Ao contrário de seus pares que não ouvem rádio, os ouvintes são menos introvertidos, participando de eventos sociais e públicos.
Conheça as características de personalidade desse público:
O estudo destaca a importância do rádio como um meio para alcançar um público engajado, economicamente estável e orientado para a comunidade. Os anunciantes podem aproveitar esse meio para direcionar efetivamente suas campanhas para consumidores que são tomadores de decisão chave e receptivos à publicidade.
Mais que apenas ouvintes, a audiência desenvolve um relacionamento com a Rádio e leva em consideração com relevância tudo aquilo que é dito e indicado por seus locutores favoritos. Mesmo à distância a relação se assemelha a relação familiar com um parente ou amigo próximo.
Dados da Kantar revelam que 91% dos brasileiros, ou seja, cerca de 9 em cada 10 pessoas, consomem conteúdo de áudio, em seus diferentes formatos, no seu dia a dia. É o público do rádio, dos podcasts e das plataformas de streaming.
O rádio é o principal formato deste segmento da mídia e alcança 79% da população, cerca de 8 em cada 10 pessoas, com um tempo médio diário de consumo de 3h55. Popular em todo o país, o rádio é ouvido também como fonte de notícias locais – 69% dos ouvintes de rádio gostam de se conectar ao meio pois este traz informações da sua cidade.
Os dados da Kantar reafirmam ainda como o rádio é percebido como um meio ágil e de credibilidade. Reconhecido por 77% dos ouvintes como uma fonte ágil de notícias, 58% deles afirmam também que confiam no meio para se manterem informados. E uma parcela, atualmente significativa, de 50% acredita que a informação difundida pela emissora não se trata de fake news.
Consumo na internet
Embora a audiência do rádio esteja concentrada na recepção tradicional AM/FM, over-the-air, o consumo do conteúdo das estações através da internet já é, também, relevante. Como revelam os dados da Kantar, entre as Top 10 emissoras brasileiras, o consumo pela internet agrega 54% de alcance ao consumo no dial.
Dos ouvintes de rádio, 78% estão habituados a consumir o conteúdo através das transmissões AM/FM, 28% acessam pelo YouTube, seja apenas em áudio ou assistindo também ao vídeo ao vivo. E ainda 12% declaram seguir o conteúdo produzido pela rádio por meio dos serviços de streaming de áudio.
E você vai ficar de fora dessa?