Minas Gerais recebeu, nesta quinta, 22, 78.790 doses da vacinas Qdenga enviada pelo Ministério da Saúde. As doses serão destinadas à imunização de crianças de 10 e 11 anos em 22 cidades. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro de 2023, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). As regiões selecionadas observam os seguintes critérios estabelecidos pela pasta federal:
Regiões formada por cidades de de grande porte, com mais de 100 mil habitantes;
Regiões que registraram alta transmissão de dengue no período 2023-2024;
E regiões que têm maior predominância do sorotipo DENV-2.
A Secretaria de Saúde estadual irá organizar a logística para distribuição dos imunizantes para as Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo, de onde seguirão para as cidades.
As cidades que irão receber a vacina são:
Coronel Fabriciano Timóteo Pingo-d’Água Antônio Dias Marliéria Santa Maria de Itabira Jaguaraçu Dionísio Córrego Novo Belo Horizonte Ribeirão das Neves Sabará Santa Luzia Nova Lima Caeté Rio Acima Jaboticatubas Raposos Belo Vale Moeda Nova União Taquaraçu de Minas
De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti “Até o final do ano as outras crianças de 12 as 14 anos também receberão as suas vacinas”, afirmou.
Leia também:
Confirmadas 10 mortes por dengue em Minas, total chega a 36
Dengue, zika e chikungunya: hábitos simples podem prevenir as doenças