O Ministério do Turismo publicou um levantamento recente que destaca Minas Gerais como o melhor destino para quem quer viajar e comer bem pelo Brasil. O estado recebeu o maior número de citações, e foi escolhido por 276 viajantes que participaram da pesquisa. O estudo desenvolvido pelo site de viagens Guia Viajar Melhor em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing e análise de dados para a indústria de viagens, analisou a preferência dos turistas quando o assunto é turismo gastronômico.
A pesquisa realizada através das redes sociais e do grupo de viagens da marca considerou a opinião de 2.155 pessoas. Cada viajante poderia citar um único destino, além de eleger os melhores pratos típicos do Brasil. Atrás de Minas Gerais que figurou no topo do ranking, está a Bahia em segundo lugar e o Pará, em terceiro lugar.
A diversidade da cozinha e o sabor de seus preparos contribuíram para a eleição de Minas Gerais como o melhor destino gastronômico do país. Em setembro de 2023, Minas Gerais já havia sido indicada como o primeiro lugar na categoria gastronomia, durante a cerimônia do 2º Prêmio Excelência Turística Destino Digital. A premiação, promovida pela empresa The Data Appeal Company, foi publicada pela Agência Minas, página oficial do governo mineiro.
De acordo com o site de viagens o queijo, o doce de leite e o pão de queijo foram alguns dos mais citados pelos viajantes. Além disso, a publicação também destacou os pratos mais famosos da cozinha mineira, como o frango com quiabo, o leitão a pururuca, o tutu, o feijão tropeiro e a vaca atolada, que conquistaram o paladar dos brasileiros e viajantes em geral.
Uma das principais iguarias da região, o queijo artesanal de Minas, por exemplo, é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ser candidato para entrar na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Se aprovado, será o primeiro item gastronômico do Brasil reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
O estado que tem um dia dedicado para comemorar a Gastronomia Mineira, 5 de julho, possui uma grande variedade de rotas turísticas pensadas justamente em função da culinária local. De acordo com o programa Minas Recebe, dos quase 200 roteiros turísticos comercializados pelas agências de turismo receptivo de lá em 2020, 14,5% tinham como principal motivação a cozinha mineira.
Segundo a publicação, na cidade de Munhoz há uma outra experiência gastronômica onde o turista pode participar do roteiro ‘Sabor da Roça’, visitando produtores artesanais de queijos, doce de leite, iogurte, linguiça artesanal e geleias. Já a rota ‘Mantiqueira Rural’ leva os turistas para plantações de uva e morango nas cidades de Munhoz e Bueno Brandão.
Para quem gosta de cervejas e cachaças, o estado oferece os roteiros turísticos ‘Circuito Vilas’ e ‘Fazendas de Minas’, em Santana dos Montes; ‘Rota do Malte’, em São Lourenço e Carmo de Minas; ‘Tour por Cervejaria Premiada’, em Belo Horizonte; ‘Rota da Cachaça’, em Belo Horizonte e Brumadinho; e ‘Cultura Cervejeira – Uma Experiência Sensorial e Cultural’, que ocorre nas cidades de Belo Horizonte, Brumadinho e Nova Lima.
O queijo, uma das iguarias mais famosas da gastronomia de Minas Gerais, também tem roteiros turísticos para quem quer degustá-lo. Em Sacramento, os turistas podem fazer as rotas ‘Experiência do Queijo Artesanal e Sabores de Minas’. A cidade de Rio Acima oferece o roteiro gastronômico ‘Queijenharia – Curadoria Artesanal de Queijos’. São Roque de Minas e Vargem Bonita, por sua vez, contam com a ‘Rota do Queijo da Canastra’, que percorre as fazendas tradicionais que fazem o preparo.
É possível encontrar, ainda, rotas específicas visitando fazendas de café, azeite, fruta, embutidos e quitandas mineiras, formando uma das regiões brasileiras com grande concentração de roteiros gastronômicos para viajar e comer bem