Minas Gerais foi destaque na edição desta quarta-feira, 15, do Financial Times, um dos maiores jornais de economia do mundo. Na matéria o destaque foi para o potencial energético, a geração de energia limpa, o vale do lítio e a produção mineral do estado. O destaque repercutiu durante a terceira edição da Cúpula Anual do Brasil, promovida pelo Financial Times, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, também nesta quarta.
O governador Romeu Zema, que está nos Estados Unidos, participou de um bate-papo com o editor do Financial Times para América Latina, Michael Stott, sobre o protagonismo de Minas Gerais na economia do país.
“Nós estamos conseguindo atrair um volume recorde de investimentos durante a minha gestão. Já atraímos mais de US$ 80 bilhões em investimentos privados e estamos caminhando para geração de um milhão de empregos formais. Em um país, isso tem impacto muito grande. Em um estado, então, nem se imagina os benefícios”, disse Zema.
Economia verde
O governador acrescentou ainda que o Governo tem o objetivo de atrair mais empresas, principalmente que possam explorar o potencial energético do estado: “Temos um imenso potencial para gerar energia limpa. Em Minas, nós multiplicamos, em cinco anos, por 16 vezes a geração de energia fotovoltaica. Eram 500 megas e, hoje, são 16 gigas. Isso atrai indústrias, que podem se instalar lá e produzir produtos limpos”, pontuou.
Romeu Zema também abordou a indústria siderúrgica de Minas Gerais. “Meu estado é um grande produtor de aço. E o aço que nós produzimos lá, talvez seja o mais limpo do mundo, porque usa uma energia elétrica renovável e também carvão vegetal. Então, vejo um grande potencial no estado. E temos também a criação de oportunidades de trabalho e uma quantidade enorme de pessoas que podem se beneficiar dessa transição”, disse.
Também participaram do evento os secretários de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro; de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; e integrantes da comitiva mineira que cumpre missão internacional nos EUA.