Começaram, nesta terça-feira, dia 23, as obras de restauração Estação Ferroviária Central de Santos Dumont. O prédio da Estação Central abriga o Museu Ferroviário, o Arquivo Público Municipal e o Centro cultural Paulo de Paula.
Para executar o cronograma algumas etapas serão realizadas simultaneamente: “Precisamos retirar a instalação elétrica antiga para que a empresa responsável comece os trabalhos no telhado. Mais adiante, com essa etapa pronta, poderemos realizar a instalação do novo sistema elétrico.” explica Cláudio Rodrigues, responsável técnico pela parte elétrica do projeto.
O Vice-prefeito de Santos Dumont, Luiz Gonzaga, esteve no local para acompanhar este primeiro dia de trabalho.
A obra está dividida em quatro etapas: Reforma completa do telhado, reforma completa na parte elétrica, reforma da fachada, reforma no interior e construção de uma cobertura para a Zezé Leone. O projeto idealizado pela Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont (AMA–SD), é executado em parceira com as empresas Pomar, Interarquitetura e Instituto Serra Verde com recursos captados através da Lei Rouanet, com o patrocínio da MRS Logística, e o apoio da Prefeitura Municipal de Santos Dumont.
A Estação
A Estação Ferroviária de Santos Dumont é considerada um importante marco histórico do município. Operando desde os tempos em que a cidade era considerada um vilarejo com o nome de João Gomes, sua inauguração aconteceu ainda no final do século XIX. O prédio que compõe o complexo foi construído mais tarde, em meados de 1910, e desde então nunca passou por um processo de restauro como este.
A Locomotiva
A Locomotiva Nº 370, conhecida como Zezé Leone, é um bem tombado carregado de valor histórico para o município. A “maria fumaça”, que operou até o fim dos anos 60, chama a atenção por seu tamanho imponente, e, em seus tempos de operação, era capaz de atingir velocidades impressionantes de até 100 km/h. Em 2008 a locomotiva, que já esteve exposta a céu aberto onde era comum observar crianças brincando em meio a equipamentos danificados, passou por um detalhado processo de restauro, e voltou a abrilhantar os olhos dos sandumonenses em suas raras aparições públicas. Alguns anos depois, foi estacionada junto a dois vagões do majestoso Trem de Prata, ao lado do Centro Cultural e do Museu Ferroviário, que operam hoje como um restaurante sandumonense.
As obras tem previsão inicial de conclusão de 6 meses.