Retornou nesta seginda-feira, 18, para o Brasil a comitiva liderada pelo governador do estado Romeu Zema. Foram 14 dias fora percorrendo países como China, Azerbaijão e Portugal. O saldo, após duas semanas, de acordo com o governador, foi bastante positivo.
Empregos Diretos
O Governo de Minas assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Wuxi Boton, líder no fornecimento de soluções para transportadores de correia. De acordo com o projeto da empresa chinesa, que deve se instalar em uma cidade da Grande BH, prevê a criação de cerca de 80 empregos diretos até 2027, com R$ 22 milhões em investimentos.
Intercâmbio de tecnologias
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio de sua agência vinculada Invest Minas, firmou outro memorando com a empresa chinesa FTXT (GWM Hydrogen) – subsidiária da Great Wall Motors (GWM) -, e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
O objetivo do acordo é a transferência e intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa em caminhões e outros veículos da FTXT/GWM, que serão abastecidos no Centro de Hidrogênio Verde da universidade e irão fazer, de maneira experimental, a rota entre a cidade do Sul do estado e São Paulo (SP).
Investimento
Zema e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, da Casa Civil, Marcelo Aro, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sérgio Lopes Cabral, participaram da segunda edição do Brazil China Business Forum, organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Xangai.
No evento, que busca ampliar conexões internacionais dos industriais mineiros com empresários chineses, a comitiva mostrou as razões pelas quais Minas Gerais é o melhor lugar para se empreender e viver. Mais de 200 possíveis investidores passaram pelo fórum.
Desenvolvimento sustentável
Já no Azerbaijão, na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) em Baku, capital do país, o governador Romeu Zema anunciou a implementação de uma meta intermediária para atingir 30% de redução das emissões de CO2 até 2030.
A comitiva, com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, apresentou cases de sucesso no evento e lançou a ferramenta de Monitoramento, Reporte e Verificação (MRV Climático), que será fundamental para mensurar o avanço sistemático da execução do Plano Estadual de Ação Climática (Plac).
Turismo
Em Portugal, a capital Lisboa foi escolhida para o lançamento do Compete Minas – Linha Atração de Empresas Inovadoras (Come to Minas), ação para promover o desenvolvimento econômico e promoção da cultura e turismo do estado na Europa. A linha busca estimular o crescimento e a atração de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Engenharia e de empresas inovadoras para Minas Gerais, incentivando a geração de emprego e renda e a retenção de talentos.
No painel “Novas oportunidades para indústrias e prestadores de serviços no Brasil e em Portugal”, do Lide Brasil Conferência Lisboa, empresários e autoridades se reuniram para discutir inovação e negócios em diferentes setores, como indústria e tecnologia.
A comitiva, ainda em Portugal, realizou ações para ressaltar a cultura e o turismo no estado. Um dos destaques foi apresentação, por exemplo, das regiões vinícolas do estado e estratégias de incentivo ao enoturismo, que é voltado ao consumo e apreciação de vinhos.
“Minas e Portugal têm uma ligação profunda, partilhando a língua e raízes culturais históricas percebidas desde as ruas de nossas cidades à mesa de nosso povo. Acreditamos que, ao fortalecer a cooperação e as relações bilaterais, podemos aumentar o fluxo turístico entre os dois destinos, além de criar novas oportunidades de negócios para portugueses e brasileiros”, ressaltou o governador Romeu Zema.
Quem quer bons negócios, vai atrás”, completou.