As enchentes são um dos grandes desafios para as pessoas que vivem em centros urbanos. Basta chover alguns minutos para que ruas do centro, e alguns bairros sofram com os alagamentos. O acúmulo de resíduos nas galerias e, até mesmo, a falta de galerias que suportem o volume de chuvas impedem o escoamento da água, provocando as enchentes, com consequências danosas à população local, ilhando pessoas nas ruas, invadindo casas e causando a perda de bens materiais.
Soluções para combater esse desafio serão apresentadas na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, a IFAT Brasil de 24 a 26 de abril, em São Paulo, promovida pela Messe Muenchen do Brasil.
Serão mais de 160 expositores do Brasil e do exterior, com tecnologias inovadoras utilizadas na Europa para combater as enchentes, como ralos urbanos inteligentes, que separam os resíduos de forma automática; equipamentos automatizados para coleta de resíduos, que contam com lixeiras de armazenamento coletivo anti-insetos, além de bueiros e sistemas de drenagem urbana que harmonizam com as ruas da cidade e permitem uma melhor coleta das chuvas sem riscos de enchente.
Ainda na questão de resíduos, os visitantes poderão conferir lixeiras projetadas especialmente para compostagem domiciliar, sem cheiro e com coletor separado dos fluídos, e frotas de caminhões basculantes de coleta, com sistemas vedados e 100% mecânicos que facilitam o dia a dia do gari.
Para a reciclagem de resíduos, haverá máquinas modernas, desde prensas mecânicas para automatizar o processo de criar os fardos de reciclagem, até trituradores que facilitam a criação do farelo de plástico que é vendido diretamente paras as fabricações de moldes. O metal e outros elementos contam com equipamentos de separação magnética, que facilitam a vida das grandes cooperativas e recicladores.
Haverá também uma ativação ambiental para o público visitante do evento testar seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de resíduos e suas cores estabelecidas pela Resolução CONAMA nº 275, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.
Para o segmento de água e esgoto, serão lançadas unidades de tratamento domiciliares, de fácil instalação e manutenção, para ser conectado diretamente na tubulação da casa. E para os moradores da área rural, serão mostrados equipamentos para manuseio de águas da chuva e irrigação, que promovem a economia de água e reaproveitamento.
Se interessou em participar da feira? Para mais informações, clique aqui!