Neste ano de 2018 o horário de verão que sempre se iniciava no terceiro domingo de outubro ficou para o primeiro domingo de novembro, exatamento no dia a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O governo até cogitou a possibilidade de atrasar o início do horário de verão em uma semana para não atrapalhar o andamento das provas, mas essa possibilidade foi descartada.
Por isso, os participantes devem ficar ainda mais atentos ao horário de fechamento dos portões no dia da prova, previsto para as 13 horas, pelo horário de Brasília. Com a entrada do horário de verão, o país passará a ter quatro fusos horários diferentes.
Fechamento às 13h
À meia-noite de sábado, 3, para domingo, 4, os relógios dos estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, deverão ser adiantados em uma hora. Com isso, a abertura dos portões às 12h e o fechamento às 13h ocorrerá no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Fechamento às 12h
No Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a abertura dos portões será às 11h e o fechamento às 12h, seguindo o horário local.
Fechamento 11h
Nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, a abertura dos portões nos locais de aplicação do Enem será realizada às 10h e o fechamento às 11h, seguindo o horário local.
Fechamento 10h
Já no Acre, único estado brasileiro cujo fuso horário tem três horas a menos em relação ao horário de Brasília, os portões serão abertos às 9h e fechados às 10h, também pelo horário local.
O Horário de Verão vai até o dia 16 de fevereiro de 2019. O horário de verão existe no Brasil desde 1931.