A Prefeitura de Santos Dumont desistiu da compra dos imóveis pertencentes a Dow. O Projeto de Lei (PL) 01/2024, que autoriza a prefeitura a pegar um empréstimo de R$20 milhões para a compra do imóvel, estava na pauta da Câmara dos Vereadores para ser votada nesta segunda, 25, e foi retirado a pedido do executivo que informou a desistência do município na negociação.
O projeto foi entregue em mãos pelo prefeito Carlos Alberto Azevedo aos vereadores Luciano do Gás e Flávio Faria no dia 16 de janeiro. Durante a entrega da proposta, o prefeito Betinho salientou que os imóveis atenderiam a finalidade de instalação da sede administrativa da Prefeitura Municipal, além de alocação de Secretarias e setores públicos, criando uma cidade administrativa.
Em fevereiro vereadores, servidores da prefeitura e representantes da sociedade civil fizeram uma visita guaida as instalações dos imóveis a fim de verificar as condições estruturais e obter uma apresentação do espaço físico.
Porém, em março, a situaçção começou a mudar devido as últimas chuvas no município que causaram estragos em várias estradas distritais e em ruas do perímetro urbano a população comoceçou a se manifestar contra a aprovação do projeto, uma vez que o empréstimo de R$ 20 milhões seria acrescido de juros e pago em 10 anos onerando assim as futuras gestões.
Com a votação do projeto prevista para esta segunda, uma carreata foi organizada por manifestantes que encheram as ruas e as redes sociais com videos de desaprovação. Alguns pré-candidatos à preefeitura também se manifestaram nas redes sociais.
A carreata que se concentrou as 13h na Praça da Bíblia, tomou conta das ruas da cidade com um buzinaço em forma de protesto, antes mesmo de chegar ao centro foi surpreendida com a decisão do executivo.
De acordo com os organizadores mesmo a prefeitura retirando o projeto eles mantem o plano inicial de participar da reunião na câmara, uma vez que temiam que o projeto voltasse a ser colocado em pauta em uma sessão esvaziada.
De acordo com a Prefeitura eu breve o prefeito irá se pronunciar sobre os motivos que levaram a desistência do projeto.