Com o cenário caótico vivido nas últimas semanas pelos moradores do Rio Grande do Sul, onde os temporais causaram estragos em 235 municípios gaúchos, fazendo um rio atingir a maior cheia de sua história, rompendo parcialmente uma barragem e deixaram vários mortos, desaparecidos, centenas de ilhados e milhares de desabrigados.
Nesse momento as comunidades paroquiais da Igreja Católica estão de portas abertas para acolher os desabrigados, alimentar os que perderam tudo, para atender as necessidades que emergem. “Como bem diz o Papa Francisco: somos comunidades que parecem Hospital de Campanha, que socorre imediatamente quem precisa”.
O arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, compartilhou, por meio de um artigo, o seu sentimento diante do agravo da situação.
“Nesse momento, ao contemplarmos ao redor, vemos mortes, desabrigados, ilhados, pontes caídas, estradas bloqueadas, destruição de casas e de construções. Nosso coração fica perturbado, nos perguntamos: o que podemos aprender disso tudo? Não temos respostas. Também o mal físico é um mistério. Saber contemplar o mistério sem fantasia ou racionalismo é uma sabedoria”.
E para ajudar os desabrigados a Igreja organizou uma campanha para ajudar as vítimas das tempestades, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora enviou um apelo a todas as paróquias da Arquidiocese:
Vendo os grandes sofrimentos dos nossos irmãos gaúchos, vamos dar-lhes nosso socorro através da campanha da CNBB, depositando alguma quantia pelo pix acima divulgado.
É a participação do Terço dos Homens do Brasil inteiro, do Terço das Mulheres e e de todos os grupos orantes , neste dia em que o evangelho nos ensina a amar a todos como Jesus nos amou.
Para quem quiser doar qualquer quantia a chave pix é o CNPJ 33685686001041. E além das doações o Arcebispo conclama que uma corrente de orações seja feita em favor do Rio Grande do Sul.
Neste domingo, 05, na tradicional Oração Regina Coeli, na praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco manifestou sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul:
Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas