Na última sexta-feira, 3, o Conselho Municipal de Trânsito, o COMTRAM, opinou favoravelmente ao decreto municipal nº 3.810 de 25 de abril, que estabelece a utilização das vagas nos pontos de estacionamento do município, onde os taxistas em situação regular tem livre acesso “a todas as vagas existentes pelo critério básico de revezamento por ordem de chegada, respeitando o limite de vagas de cada ponto de estacionamento”.
Na época da publicação do decreto a Rádio conversou com a Secretária Municipal de Transportes e Trânsito, Ariane Oliveira da Silva Amâncio, você confere a entrevista abaixo:
Durante a reunião do COMTRAM que contou com a participação da Secretária, foram colocados os prós e os contras do sistema livre, a secretaria colocou a reclamação da população quanto a falta de oferta de táxis em determinados pontos, e disse ainda que na secretaria não existe um cadastro atualizado com os nomes dos profissionais. Ao abrir a palavra para o público presente foi pontuado que existe um “grande vazio na categoria, uma vez que houve falecimento dentre os taxistas e de outros que não se propõe a trabalhar.”
Outros taxistas ainda se posicionaram contrários a medida dizendo que “o assunto de que não há taxistas nos pontos é balela”.
A Polícia Militar representada pelo Tenente Caio César emitiu parecer favorável a legalidade do decreto. A representante do comércio também se disse favorável. Ao final após votação, o decreto e sua vigência foram aprovados pelos presentes. Foi ainda sugerido, várias vezes, aos taxistas que é necessário que a categoria se organize.