A Cemig realiza, mensalmente, mais de 9 milhões de leituras de medidores em sua área de concessão, porém, atualmente, a Cemig registra cerca de 80 mil impedimentos de leituras por mês, o que representa quase 1% do total realizado. Mais de 80% desses impedimentos acontecem em função de imóvel fechado.
Conforme previsto na Resolução 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conceder o livre acesso ao medidor de energia da unidade consumidora é um dos principais deveres dos clientes e consta no contrato assinado com a distribuidora. Em caso de falha na tentativa da leitura, seja por imóvel fechado ou por não autorização da entrada do profissional da Cemig, a fatura é calculada pela média dos últimos 12 meses.
De acordo com a gerente de Leitura da Cemig, Amanda Mascarenhas: “a fatura gerada com base na média de consumo dos últimos 12 meses, pode levar o cliente a pagar um valor maior ou menor do que o consumo real registrado naquele mês, valor este que será compensado na fatura do mês seguinte. Em caso de três impedimento consecutivos de acesso ao medidor, a unidade consumidora também estará sujeita a desligamento da energia, conforme a normativa da Aneel”.
Em caso de imóveis novos ou alterações do local do padrão de entrada de energia, a Cemig exige a construção utilizando o modelo com o medidor apontado para a rua, para que não haja a necessidade de o leiturista entrar na unidade consumidora para obter os dados do equipamento. A única exceção a essa exigência são os prédios com mais de três unidades consumidoras.
Outro motivo que impede a realização de leitura é o fato de ter a presença de cachorro solto, na residência, ou preso próximo ao padrão. A Cemig estima que, mensalmente, quase 600 medições deixam de ser realizadas por esse motivo. Por isso, é importante que o cliente esteja atento à data de realização da leitura para manter o animal preso em local seguro nas datas previstas, permitindo a execução da leitura evitando possíveis acidentes.
A informação da visita do profissional da companhia à unidade consumidora pode ser conferida na fatura anterior no campo “próxima leitura”, que fica localizado na parte superior da conta. Para evitar dúvidas sobre o processo de leitura, o leiturista deve estar uniformizado, com crachá, smartphone e a impressora para fazer o envio ou a impressão da fatura por e-mail, e os veículos utilizados possuem o adesivo “A serviço da Cemig”.
Cliente pode enviar a leitura à empresa
Para evitar a cobrança pela média e até um possível desligamento, também é possível que o próprio cliente informe a leitura do seu medidor. Nos medidores mais antigos, com quatro ou cinco “reloginhos”, basta o cliente copiar a posição dos ponteiros e informar o número registrado. Importante destacar que, quando algum desses ponteiros estiver entre dois números, o cliente deve considerar sempre o de menor valor. Já nos medidores com números, sejam analógicos ou digitais, é só o cliente copiar a numeração na ordem em que os dígitos aparecem.
De posse do número, a leitura pode ser informada por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia, como o aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), a agência virtual Cemig Atende Web, o SMS (enviar um torpedo para o número 29810) e os aplicativos Telegram (@cemigbot direto no app) e Whatsapp (31 3506-1160).
Importante destacar que, mesmo com o envio da leitura, a Cemig deve fazer, eventualmente, a conferência do medidor.
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