Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As inscrições que começaram nesta segunda-feira, 27, vão até 7 de junho. O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
enem.inep.gov.br/participante.
Para fazer a prova o estudante faz sua inscrição no site e paga a taxa de inscrição no valor de R$ 85, que deve ser quitada até 12 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada (veja passo a passo mais abaixo). A taxa pode ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito. Mesmo quem está isento, como os alunos da rede pública, por exemplo, também precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.
Para se inscrever o candidato precisa informe seus dados pessoais como o número do CPF e a data de nascimento. Fornecer um número de telefone fixo e/ou celular válido, assim como um endereço de e-mail único e válido que o Inep poderá utilizar para enviar informações sobre o exame.
Durante a inscrição o candidato deve escolher onde quer fazer a prova, indicando o estado e município. Também é necessário optar pela língua estrangeira de preferência: inglês ou espanhol, na qual realizará a prova.
Além dos dados a inscrição pede que se anexe uma foto do candidato e preencha corretamente além de todas as informações solicitadas, o Questionário Socioeconômico.