Acontece neste sábado, 14, às 8h no Campo do Mineiro Futebol Clube, a abertura da Primeira Copa Cica de Futebol, categorias sub 11 e sub 13, com equipes de Santos Dumont e Juiz de Fora. A Copa tem duração de aproximadamente um mês, e terá de três a quatro partidas sendo disputados todos os sábados, até a sua final prevista para o dia 18 de novembro. Todas as partidas acontecem de manhã no campo do Mineiro.
A Copa leva o nome do maior nome do futebol sandumonense. No Guiness Book, o Livro dos Recordes edição de 1998, na página 287 ao lado de dois dos maiores jogadors de todos os tempos: Pelé (maior número de títulos) e Ademir Menezes (maior artilheiro brasileiro em copas do mundo – 9 gols, em 1950) figura o sandumonense Darcy Marino Silva, o Cica, que em 10 de dezembro de 1967, jogando pelo Social Olímpico Ferroviário, de Santos Dumont, marcou 12 gols, em uma partida contra o Pombenses, da cidade de Rio Pomba, válida pelo campeonato regional daquele ano. A partida terminou em 17 x 0. Cica também foi o artilheiro do campeonato, com 27 gols.
Sua fama ultrapassou as fronteiras da cidade, o dirigente Gunnar Goranson mandou buscar o goleador para fazer testes no Flamengo, que montava uma nova equipe para o campeonato carioca de 1968. Fez ótimos treinamentos ao lado de Manicera, Dionísio e Rodrigues Neto, entre outros e foi aprovado pelo, então técnico, Walter Miraglia. Cica passou 27 dias treinando no Rio de Janeiro pelo Flamengo e quando sua contratação parecia certa um impasse entre os dirigentes dos clubes, acabou encerrando as negociações. As fontes citam que o Social teria dificultado sua contratação pelo clube da Gávea, que cita ainda ter dificultado também a contratação pelo Bangu, time também carioca que demonstrou interesse em Cica.
Continuando no futebol mineiro continuou fazendo seus gols por clubes do interior, como o Social e o Mineiro de Santos Dumont, o Vila Nova de Nova Lima, o Formiga da cidade de mesmo nome e o Vila do Carmo, de Barbacena, onde encerrou sua carreira profissional.
Depois de se aposentar, Cica nunca parou, junto com seu amigo inseparável Arildo fundou a Escolinha Futebol do Futuro, para ensinar o esporte às crianças de Santos Dumont.
Times Participantes:
- Escola de Futebol do Futuro – Santos Dumont
- Escola Cica Arildo – Santos Dumont
- Mineiro Futebol Clube – Santos Dumont
- Jóia Rara – Santos Dumont
- Real Sociedad – Santos Dumont
- Nacional Playbool – Juiz de Fora
- Escola Oficial do Flamengo – Juiz de Fora
Fontes:
Livro Causos da Bola, de Victor Kingma
Site: Terceiro Tempo