A Secretaria de Estado de Educação vai publicar nos próximos dias o edital para credenciamento das instituições de ensino técnico interessadas em oferecer cursos do programa Trilhas de Futuro. Este é o primeiro passo para dar início à próxima edição da maior iniciativa de capacitação profissional já criada pelo estado, por meio da oferta de cursos técnicos gratuitos.
A partir da publicação do edital de credenciamento, as instituições de ensino técnico interessadas deverão submeter propostas de cursos e documentação necessária exclusivamente por meio eletrônico, pelo Sistema Eletrônico de Informações.
O Trilhas de Futuro é destinado principalmente a jovens do ensino médio da rede pública, porém candidatos, de todas as idades, podem participar. Estudantes que concluíram o ensino médio e estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também são elegíveis. Os critérios de seleção serão detalhados em breve, em resolução do processo seletivo.
O projeto já formou e preparou para o mercado de trabalho mais de 50 mil pessoas e atualmente conta com cerca de 100 mil estudantes matriculados em cursos em andamento. A quinta edição do projeto receberá os novos estudantes em 2025.
Para a quinta edição, foram mapeadas mais de 14 mil vagas em Minas Gerais, um aumento significativo em relação a anterior de 2023. As áreas mais demandadas incluem Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Serviços, Silvicultura, Eletrônica, e Têxtil e Vestuário. Já os cursos mais procurados para atuar nesses setores são os de Logística, Segurança do Trabalho, Agronegócio, Administração, Informática, Enfermagem, Mecânica e Mecatrônica.
De acordo com o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, “o crescimento no número de vagas mapeadas reflete a crescente necessidade de mão de obra qualificada em diversos setores da economia, ressaltando a importância de iniciativas contínuas para capacitação profissional”.
Para apoiar os estudos e garantir a permanência, o Trilhas de Futuro oferece também ajuda de custo de R$ 20 por dia para alimentação e transporte dos estudantes, mediante comprovação de frequência nas aulas.