Na expectativa de receber 43 milhões de declarações este ano, a Receita Federal alertou os contribuintes para a disseminação de aplicativos falsos do programa do Imposto de Renda 2024 e para o risco de golpes.
De acordo com o órgão o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo identificou a disseminação de aplicativos maliciosos. “Campanhas maliciosas foram identificadas, visando induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis”, diz a Receita.
A recomendação é que os contribuintes baixem os programas diretamente no site e nas plataformas oficiais:
Pelo computador
Do computador, o contribuinte poderá baixar os programas disponível no site da Receita Federal. É preciso baixar o programa do IR 2024, e não os de anos anteriores.
Clique aqui (ou na imagem abaixo) para fazer o download, você precisará clicar na opção “Baixar programa” para baixar a versão para Windows ou escolher uma das demais opções.
Após fazer o download siga as instruções de instalação.
Pelo Celular
Quem vai usar o celular para entregar a declaração deve baixar o programa nas lojas de aplicativos Android e iOS, buscando “Meu Imposto de Renda”. Mas atenção! Essa opção não pode ser usada por contribuintes que tenham recebido rendimento:
- tributável ou não, superior a R$ 5 milhões em 2020;
- do exterior;
- relativo a recuperação da parcela isenta da atividade rural;
- ou correspondente a lucro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel.
Preenchimento Online
A declaração também poderá ser feita online, na página “Meu Imposto de Renda”. Para declarar dessa forma clique aqui para acessara o portal e-Cac.
O prazo de entrega das declarações começou dia15 de março e vai até 31 de maio. Quem entrega nos primeiros dias recebe a restituição, caso tenha direito, nos primeiros lotes. Também contam para isso o formato escolhido de declaração, pré-preenchida tem prioridade e a forma de recebimento escolhida via PIX também tem prioridade no recebimento da restituição. No caso do recebimento por PIX, a chave do contribuinte deverá ser o CPF, não poderá ser e-mail ou telefone.
A restituição será paga em cinco lotes a partir de 31 de maio, seguindo o calendário:
1º lote: 31 de maio;
2º lote: 28 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 30 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.