Neste dia 20 de julho, no país inteiro e também outros países se comemora os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o homem que deu asas ao mundo.
E para marcar a data a Força Aérea Brasileira e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançaram uma emissão postal, formada por três selos e mostra a vida de Santos Dumont que, em representação pouco usual, sorri entre seus projetos.
São três selos com técnica de ilustração digital, que vão mostrar a vida do inventor mineiro. A produção é assinada pelo artista Cordeiro de Sá.
Os selos contam através de imagens a trajetória do inventor, trazendo tanto a casa onde nasceu (Fazenda Cabangu, em Santos Dumont/MG) como também aquela que projetou para si (A Encantada, Petrópolis/RJ). Sua criatividade é representada pelo colorido diverso e por duas de suas frases que, como o texto principal, são escritas simulando sua caligrafia.
Ao mesmo tempo em que o menino antevê o voo de braços abertos e com sapatos desamarrados que remetem a Hermes, o adulto no 14-Bis recorda o sonho. A cidade de Dumont, onde cresceu, está no cafezal que abriga seres voadores. Há alusões ao relógio de pulso e aos aplausos que recebeu em vida.
O lançamento e oblação dos selos foram realizados durante evento comemorativo no Museu Casa de Cabangu, onde também aconteceu a entrega da Medalha Santos Dumont pelo Governo do Estado.