Francisco Buarque de Hollanda, o nosso Chico Buarque, completa 80 anos nesta quarta-feira, 19, e passa a fazer parte da lista dos artistas da MPB que já viraram oitentões, ao lado de nomes de peso como Gilberto Gil, Milton Nascimento e Caetano Veloso.
Um levantamento musical feito pelo Ecad, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, apontou quais canções de Chico os brasileiros mais ouviram nos últimos cinco anos: “Iolanda” foi a música de Chico em parceria com o cubano Pablo Milanés, que se destacou no estudo e figurou na primeira colocação do ranking das mais tocadas. “A banda” e “João e Maria” completaram o top 3.
Já entre as canções do artista mais regravadas, a liderança ficou com “Gente Humilde”, composição em parceria com Vinicius de Moraes e Garoto. Outro levantamento mostrou os intérpretes que mais gravaram as canções de autoria de Chico Buarque até agora. Nas cinco primeiras posições, ficaram Maria Bethânia, Edu Lobo, Magro Waghabi, Miltinho e Aquiles Rique Reis, sendo que os três últimos fizeram parte do grupo MPB4.
Chico Buarque tem 537 obras musicais e 1.302 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. As obras musicais são as suas composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas em forma digital, ou em suporte físico. Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
O cantor tem os seus direitos autorais de execução pública garantidos no Brasil por fazer parte da gestão coletiva e manter o seu repertório atualizado. É desta forma que as suas canções podem ser identificadas pelo Ecad quando tocam publicamente em locais de frequência coletiva. No entanto, os valores em direitos autorais só podem ser recolhidos e repassados para o artista quando as pessoas e empresas que utilizam a música fazem o pagamento referente ao licenciamento musical, que é garantido pela Lei 9.610/98.
E para comemorar o aniversário de Chico que tal curtir Iolanda?