No dia 20 de julho deste ano, 2023, foi comemorado no Brasil e em vários outros países o sesquicentenário do inventor do avião Alberto Santos-Dumont. Há 150 anos nascia o Marechal-do-Ar, na pequena fazenda de Cabangu, na cidade que hoje carrega seu nome e abriga emm sua casa natal um dos mais importantes museus em sua memória.
A Força Aérea Brasileira realizou em várias cidades do território nacional inúmeras solenidades em homenagem a este ilustre brasileiro. De acordo com o Tentente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, foram organizadas para este ano 330 solenidades realizadas em todos os estados do Brasil, na federação, nos poderes judiciários e legislativos, nas assembleias e nas câmaras de deputados de todas as capitais. Eventos culturais, e uma grande solenidade em Brasília que o tenente-brigadeiro destacou como umas das mais bonitas da história da FAB.
Na cerimônia realizada em Brasília estavam expostas as réplicas dos famosos inventos 14-Bis e Demoiselle, que tiveram papel principal na encenação teatral realizada por atores e militares da FAB, narrando a história de vida do Patrono da Aeronáutica Brasileira. O evento emocionou e empolgou os convidados e público presente.
A homenagem ao grande inventor brasileiro contou com a presença do Presidente Lula, além de Embaixadores, Ministros de Estado, Comandantes das Forças Aéreas amigas, além de autoridades civis e militares. Em seu discurso, o Comandante destacou a importância de reverenciarmos a memória de Santos Dumont, que demonstrou a imensa potencialidade do ser humano, principalmente no que diz respeito à determinação de realizar, que vai além do apenas desejar.